Compliance

Conheça nosso Compliance!

Prezados,

Diante dos desafios atuais dos negócios e em linha com os nossos Valores, iniciamos a implementação do Programa de Compliance na Água Forte.

Para nós, estar em conformidade significa capturar, entender e aplicar as leis e regulamentações relacionados ao nosso negócio, bem como seguir as políticas definidas pela empresa. Por estes motivos, o nosso Programa de Compliance envolverá:

   – Identificar e cumprir as leis e os regulamentos, incluindo legislação e políticas de anticorrupção e de lavagem de dinheiro atuais;

   – Operar com as licenças, autorizações e certificações necessárias;

   – Cumprir os contratos e acordos assinados;

   – Atuar preventivamente para evitar perdas e fraudes.

É esperado que a nossa liderança incentive suas equipes a estarem sempre em conformidade e agir segundo os padrões éticos de conduta da empresa, buscando sempre reforçar os processos, desenvolvendo treinamentos, melhorando a comunicação e disponibilizando o nosso Código de Conduta e Ética, com o objetivo de dar visibilidade à situação da conformidade da organização.

Assim, o mesmo comprometimento que a  empresa tem pela condução íntegra de seus negócios, é também exigido de seus funcionários e parceiros.

Vale lembrar que a responsabilidade pelo sucesso do nosso Programa é de todos nós!

O Programa de Compliance é estruturado nos seguintes Pilares

COMPROMISSO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO
A Diretoria Executiva deve ser a responsável pelo fomento e aplicação efetiva das diretrizes do Programa de Compliance, das políticas internas e de outras diretrizes que influenciam no processo decisório da organização, como também pela disseminação da cultura de integridade na organização.
POLÍTICAS, PROCEDIMENTOS
As políticas e procedimentos são uma forma de controle preventivo pois antecipa o evento e orienta o empregado quanto à conduta a ser adotada no desenvolvimento de suas atividades laborais.
REMEDIAÇÃO E INVESTIGAÇÃO INTERNA
Tratamento da denúncia recebida terá início no processo de remediação ou investigação interna, que deverá ser conduzida de forma impessoal e com foco na apuração da verdade dos fatos e na busca de evidências que confirmem ou descartem a veracidade da mesma.
MAPEAMENTO E GESTÃO DOS RISCOS
Identificar e avaliar os riscos de não conformidade para determinar uma ação de controle a fim de mitigar o risco. O resultado desta avaliação de riscos subsidia o conteúdo do Programa de Compliance, bem como a elaboração das políticas e procedimentos para prevenção, detecção e remediação dos riscos de não conformidade.
TREINAMENTOS E COMUNICAÇÃO
O treinamento e a comunicação contribuem para a consolidação de uma cultura de compliance.
DUE DILIGENCE DE FORNECEDORES E PARCEIROS
Para aprimorar a relação com os fornecedores e parceiros, uma avaliação prévia da pessoa jurídica ou física poderá ser contratada e de estabelecimento de critérios para a supervisão da qualidade da prestação do serviço e do atendimento às diretrizes internas  durante a execução do contrato.
CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA
O Código de Conduta é uma ferramenta de controle preventivo e deve estabelecer quais são as condutas éticas que serão adotadas por todos os envolvidos (empregados, terceiros, fornecedores).
CANAL DE DENÚNCIA
Como premissa ao bom desempenho do Programa de Compliance faz-se pertinente possuir uma ouvidoria própria ou terceira preparada para receber denúncias internas e externas.
MONITORAMENTO E AUDITORIA
O monitoramento do Programa de Compliance deverá ser realizado a partir da análise dos controles internos implementados e do cumprimento dos pilares.

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