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Compliance

Diante dos desafios atuais dos negócios e em linha com os nossos Valores, iniciamos a implementação do Programa de Compliance na Água Forte.

Para nós, estar em conformidade significa capturar, entender e aplicar as leis e regulamentações relacionados ao nosso negócio, bem como seguir as políticas definidas pela empresa.

Programa Compliance
Por estes motivos, o nosso Programa de Compliance envolverá:
Identificar e cumprir as leis e os regulamentos, incluindo legislação e políticas de anticorrupção e de lavagem de dinheiro atuais;
Operar com as licenças, autorizações e certificações necessárias;
Cumprir os contratos e acordos assinados;
Atuar preventivamente para evitar perdas e fraudes.

É esperado que a nossa liderança incentive suas equipes a estarem sempre em conformidade e agir segundo os padrões éticos de conduta da empresa, buscando sempre reforçar os processos, desenvolvendo treinamentos, melhorando a comunicação e disponibilizando o nosso Código de Conduta e Ética, com o objetivo de dar visibilidade à situação da conformidade da organização.

Assim, o mesmo comprometimento que a empresa tem pela condução íntegra de seus negócios, é também exigido de seus funcionários e parceiros.

Vale lembrar que a responsabilidade pelo sucesso do nosso programa é de todos nós!

O PROGRAMA DE COMPLIANCE É ESTRUTURADO NOS SEGUINTES PILARES:

COMPROMISSO DA
ALTA ADMINISTRAÇÃO

A Diretoria Executiva deve ser a responsável pelo fomento e aplicação efetiva das diretrizes do Programa de Compliance, das políticas internas e de outras diretrizes que influenciam no processo decisório da organização, como também pela disseminação da cultura de integridade na organização.

POLÍTICAS,
PROCEDIMENTOS

As políticas e procedimentos são uma forma de controle preventivo pois antecipa o evento e orienta o empregado quanto à conduta a ser adotada no desenvolvimento de suas atividades laborais.

REMEDIAÇÃO E INVESTIGAÇÃO
INTERNA

Tratamento da denúncia recebida terá início no processo de remediação ou investigação interna, que deverá ser conduzida de forma impessoal e com foco na apuração da verdade dos fatos e na busca de evidências que confirmem ou descartem a veracidade da mesma.

MAPEAMENTO E GESTÃO
DOS RISCOS

Identificar e avaliar os riscos de não conformidade para determinar uma ação de controle a fim de mitigar o risco. O resultado desta avaliação de riscos subsidia o conteúdo do Programa de Compliance, bem como a elaboração das políticas e procedimentos para prevenção, detecção e remediação dos riscos de não conformidade.

Treinamento e
comunicação

O treinamento e a comunicação contribuem para a consolidação de uma cultura de compliance.

DUE DILIGENCE DE
FORNECEDORES E PARCEIROS

Para aprimorar a relação com os fornecedores e parceiros, uma avaliação prévia da pessoa jurídica ou física poderá ser contratada e de estabelecimento de critérios para a supervisão da qualidade da prestação do serviço e do atendimento às diretrizes internas durante a execução do contrato.

CÓDIGO DE CONDUTA
E ÉTICA

O Código de Conduta é uma ferramenta de controle preventivo e deve estabelecer quais são as condutas éticas que serão adotadas por todos os envolvidos (empregados, terceiros, fornecedores).

CANAL DE
DENÚNCIA

Como premissa ao bom desempenho do Programa de Compliance faz-se pertinente possuir uma ouvidoria própria ou terceira preparada para receber denúncias internas e externas.

MONITORAMENTO E
AUDITORIA

O monitoramento do Programa de Compliance deverá ser realizado a partir da análise dos controles internos implementados e do cumprimento dos pilares.